Seguidores

quarta-feira, 9 de março de 2011

Projeto : Inserção das TICs na Educação

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
CURSO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO/CICLO BÁSICO – OFERTA 3
TUTORA: ANA MARIA DE AMORIM VIANA
MÓDULO: Básico do material impresso
ETAPA:3
ATIVIDADE: Atividade do projeto
ALUNO:Eralda Pereira da Cruz
DATA:25/05/2010

Projeto : Inserção das TICs na Educação
Tema: Pluralidade Cultural
Atividade: Literatura de Cordel
Objetivo geral: Trabalhar a pluralidade cultural na escola para promover a integração buscando o respeito às diferentes manifestações culturais.

Objetivos específicos:
• Historiar o surgimento da Literatura de Cordel, sua transplantação para o Nordeste brasileiro e a cultivação pela cultura popular;
• Desenvolver habilidades de leitura de textos cordelistas; identificando idéias e recursos de expressão, bem como as intenções que motivaram a sua construção;Conhecer as modalidades básicas da composição das estrofes, métrica e rima, mas, no tocante ao processo criativo do cordel, o mais importante é a iniciativa de produzir e o conhecimento do patrimônio cultural.;
• Identificar os grandes temas explorados pela Literatura de cordel e analisá-las no contexto social;
• Identificar os grandes nomes da Literatura de Cordel no Nordeste e a importância dessas personalidades.
• Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo paraibano, nordestino e brasileiro.
• A história e a cultura da áfrica e suas implicações com a cultura brasileira na atualidade;
• Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.
• Discutir sobre o processo de xilografia;
• Estimular os alunos a leitura, produção e edição de folhetos de cordel ,na modalidade de sextilha ,tendo como tema a influência africana na cultura brasileira.
• Fazer pesquisa em blogs , contribuindo com comentários .
• Participar das wiki dos colegas contribuindo com os comentários.

Público a ser desenvolvido: Alunos do Ensino Médio
Mídias a serem utilizadas:
Wiki ,video (consultar em blogs, sites, indicados pelo professor) , mídia impressa : cordel
Conteúdos:
Origem da literatura de cordel
Leitura de poesia de cordel
Autores da literatura de cordel
Influência africana na cultura brasileira

Metodologia

• Fazer pesquisa na internet usando a ferramenta wiki nos sites indicados pelo professor;
• Pesquisar nos blogs indicados e fazer comentários;
• Ler e discutir na sala sobre os folhetos de cordel e, sobretudo sobre a literatura de cordel e suas modalidades;
• Discutir sobre os grandes autores da literatura de cordel
• Assistir ao vídeo sobre a influência africana na cultura brasileira;
• Produzir poesias de cordel
• Trazer de casa desenhos xilográficos ou produzir o seu.
• Produzir folhetos de cordel

Dinâmica da atividade:
Depois de conhecerem um pouco mais sobre a literatura de cordel , os alunos podem ser desafiados a escrever uma sextilha a respeito da influência africana na cultura brasileira a partir do vídeo visto na sala de aula e também porque eles já vêm estudando desde do início do projeto.A sextilha é uma estrofe composta de seis linhas, cada uma com sete sílabas poéticas, com rimas iguais nos versos pares e livres nos versos ímpares.

Exemplo:
Eu vou contar a história
De um pavão misterioso
Que levantou vôo da Grécia
Com um rapaz corajoso
Raptando uma condessa
Filha de um conde orgulhoso

(Jose Camelo de Melo Rezende)

Período de realização:

Duas aulas para pesquisa, participação nos blogs , wikis, visita aos sites,.caso utilize o laboratório de informática.( se não, essas duas aulas poderão ser feitas em casa, lan house)
Duas aulas para discussão do conteúdo
Duas aulas para execução dinâmica na sala de aula.

Critérios de avaliação da atividade:
Acesso e participação aos blogs; aos wikis; interação, cooperação, desempenho oral , podução e criação.
Referência do material pesquisado:

Pesquisar e fazer comentários:
http://aplicandooludico.blogspot.com/
http://vbemtempo.blogspot.com/

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=puDf88xIiX4&feature= player related

Somente leitura:
http://www.amoremversoeprosa.com/vendas
Para pesquisa:
http://eudesenholetras.wordpress.com/2008/09/15/a-historia-e-a-cultura-da-africa-e-suas-implicacoes-com-a-cultura-brasileira-na-atualidade/
http://www.sobresites.com/poesia/index.htm
http://www.lendo.org/
http://mundocordel.blogspot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patativa_do_Assar%C3%A9
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_Cordel

Fonte de pesquisa somente para o professor
http://vamoslercachoeirinha.blogspot.com/